terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Tapete Girassol



Já faz um tempo que eu me arrisco no crochê, mas sempre com peças simples, pra falar a verdade bem sem graça, até que fuçando na internet encontrei no programa Ateliê na TV esse tapete girassol da artesã Christina Luriko. Foi amor a primeira vista... eu tinha que fazer o tapete. Apesar de parecer complicado, ele é muito simples de fazer, além do que, no site do programa tem um vídeo ensinando como fazer.


Fiquei até emocionada quando terminei...


Aproveitei que estava perto do Natal e dei de presente para minha mãe que por sinal, gostou muito, tanto que ainda nem teve coragem de colocar ele no chão pra usar.


O vídeo, pra quem quiser assistir, está aqui.


Tapete Girassol – PAP

Vou marcar o que eu utilizei, mas você pode usar o barbante que achar melhor, o que for do seu gosto.

Materiais Utilizados:
- 5 cores de barbante Barroco de 200gr para as flores (sobra bastante de cada novelo)
- 1 barbante Barroco de 200gr na cor verde nº 9392 (acho lindo esse tom de verde)
- 1.1/2 barbante Barroco de 200gr na cor Cru nº 9900 (vale à pena comprar pelo menos essa cor do barroco por ser mesclado)
- Agulha de crochê 4mm

Execussão:

1ª Etapa – Flor
  • Em um círculo mágico fazer 24 p.a (ponto alto) e fechar com um p.bx (ponto baixíssimo);
  • Subir 10 corr. (correntinhas) e prender com 1 p.b (ponto baixo) no próximo p.a de base, formando uma argola;
  • Vire o trabalho e suba dentro dessa argola 5 p.b, vire novamente, suba 2 corr. (já conta como 1 p.a), faça 1 p.a no mesmo lugar e continue fazendo 2 p.a sobre cada ponto baixo, totalizando 10 p.a. Prenda com p.b no próximo p.a de base formando a 1ª pétala da flor. Repita essa etapa até formar as 12 pétalas da flor, sendo que a última pétala é presa com 1 p.bx (quando você vai fazendo, parece que não vai dar em nada, pois fica tudo meio torto, mas é a próxima etapa que dá o formato a flor).

2ª Etapa – Prender as pétalas e formar os arcos por trás
  • Você prenderá a 12ª pétala bem na base da primeira e é sobre essas correntinhas da 1ª pétala que você terá que subir com 4 p.bx e 1 p.b, ficando bem encostado com a fileira de 2 p.a sobre p.b que você fez anteriormente. Faça 3corr. e prenda com 1 p.b na ponta da argola (o ponto baixo é feito por dentro da argola); 3 corr, 1 p.b na próxima argola; na última argola prenda com pbx.

3ª Etapa – Formar os quadrados
Até aqui tudo é feito com a mesma cor que você escolheu para a flor.
  • Faça 1 pbx. dentro do arco de trás (arco de 3corr), suba 2 corr. (conta como 1 p.a), faça 2 p.a, 2corr, 3 p.a, tudo no mesmo arco (formou o 1º leque, o canto do quadrado), nos próximos 2 arcos fazer 3 p.a em cada um e o próximo arco já vai ser o próximo leque (3p.a, 2 corr, 3p.a), continue fazendo 2 arcos com 3p.a em cada e 1 leque, até chegar ao primeiro leque feito onde você irá prender com um p.bx. Cortar o fio e arrematar.
  • Troque para a cor verde, escolha um canto para prender o fio, levante 2corr, faça 2p.a, 2corr., 3p.a, tudo no mesmo canto, faça nos próximos 3 espaços 3 p.a em cada um e no próximo repita o leque ( a diferença desse quadrado para o anterior, é que nesse temos o aumento de 3 p.a entre um leque e outro). Feche com p.bx e arremate.
4ª Etapa – Emendar os quadrados
  • Agora vai ter uma diferença no lequinho, mas é muito fácil. Troque para a cor cru, escolha um canto para prender o fio, levante 2 correntinhas, faça 1 p.a, 2corr, 2 p.a (isso dentro do mesmo canto) e mais 2 p.a.r.f (2 pontos altos em relevo pego pela frente) nos próximos 2 p.a de base, nos próximos 4 espaços fazer 3 p.a em cada um e antes de começar o próximo leque não esquecer de colocar os 2 p.a.r.f, para daí colocar no canto 2p.a, 2 corr, 2 p.a e 2 p.a.r.f .
  • Terminei um quadrado completo, então, nos próximos quadrados você faz um lado e já começa emendar da seguinte maneira: quando chegar no segundo canto acabando de fazer os 2 p.a.r.f, antes de começar o leque você já faz um ponto baixo no outro quadrado que já está pronto, na mesma altura dos pontos, isso quer dizer que esse ponto baixo tem que ser entre um leque e os 2 p.a.r.f (sempre os quadrados um de costas para o outro); após esse ponto baixo, volte para o canto do quadrado e faça 2 p.a. , 1 corr, 1 p.b no canto do quadrado pronto, 1 corr, e volta no canto do quadrado a terminar e faz mais 2 p.a, mais um ponto baixo para emendar, 2 p.a.r.f, 1 p.b e assim por diante, até emendar os 15 quadrados.

5ª Etapa – Acabamento
  • Com a cor verde novamente, escolha um canto do tapete para começar, levante 2 corr., faça 1pa, 2corr., 2 p.a e 2 p.a.r.t (ponto alto relevo pego por trás) nos próximos 2 p.a de base, *vá para o próximo espaço e faça 2 p.a, 2 corr, 2p.a (no mesmo espaço), pule 2 p.a de base e faça 2 p.a.r.t nos próximos 2 p.a de base (como se tivesse fechando um espaço, pois vai fazer no último ponto alto do grupo de três e no primeiro ponto alto do próximo grupo de 3 p.a)*. Repita de * a * até contornar todo o tapete, feche com p.bx e arremate.
  • Troque para a cor cru e faça o mesmo procedimento descrito acima, só que agora a diferença é que os pontos altos em relevo serão pegos pela frente.

Um comentário:

  1. Além de ti amar muito amo td o q vc faz...esse tapete é realmente lindo e esse pote então ficou uma graça....Parabéns...beijoss

    ResponderExcluir